Buscar
  • Jana Sim

Por que iyengar yoga?

Em Fevereiro deste ano estive em Pune, na Índia, para estudar o método Iyengar Yoga no Instituto suportado pela família do Mestre B.K.S. Iyengar.


Há alguns anos sou praticante do método e aplico os ensinamentos em minhas aulas. Pela minha experiência nesses anos, esse método foi o mais significativo para mim e trouxe muita transformação de hábitos. Tenho profunda admiração e gratidão ao Mestre e aos seus filhos e netos que mantém essa linha de Yoga viva e se renovando.


A experiência foi única em aprendizados, em compreender mais profundamente Iyengar Yoga e em trocar experiências com alguns professores e praticantes de outros países.


As práticas foram tão intensas que passei essas semanas lá sem conseguir falar muito à respeito. Nessa linha que envolve refinamento dos alinhamentos e permanência maior em cada postura física, é possível se aprofundar em nossas camadas do corpo físico, emocional, mental, energético, de inteligência e chegar ao lugar do mistério em nós...


Aproveitei a oportunidade para trocar umas ideias com esses professores mais seniores e trazer o ponto de vista deles, como enxergam o Yoga, o método e porquê praticam essa linha.


Veja a entrevista com Catherine Colson, Professora de Iyengar Yoga, que vive em Londres


Foi uma honra estar na presença de cerca de 100 praticantes todos os dias, em cerca de 4 horas diárias de práticas, nesse lugar que há 40 anos respira e testemunha a execução de práticas elevadas, inspiradoras, e que tem ajudado tantas pessoas.


Segundas, quartas e sextas o Instituto recebe pessoas com problemas crônicos para uma aula médica, e elas são tratadas com posturas de yoga. É no mínimo lindo ver essa forma de aplicar yoga, algo que nosso ocidente está longe de conseguir entender seu real valor.


Fotos pela Professora Heather Elton


Pune é uma cidade moderna e os dias ali foram bem especiais. Eu trouxe na mala uma certeza que estou no caminho que traz respostas e mudanças, e sem dúvida a grandeza dos ensinamentos de Iyengar como praticante, como professor e como ser humano.


O coração experimentou emoções refinadas e por tudo sou imensamente grata!














3 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram